Quantcast
Channel: UX.BLOG » Leandro Dias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Interações Touch Screen com Javascript

0
0
Interações Touch Screen com Javascript

Desde que o mouse foi inventado, estamos acostumados a usá-lo em diversas ações quando navegamos pela internet. Um clique, dois cliques, rolagem de documentos e páginas, segurar e arrastar são algumas das interações humanas com os computadores por meio do nosso rato querido ou mouse.

No entanto, há alguns anos, com aparecimento e popularização das telas touch screen, começamos a experimentar novas formas de interação com os dispositivos. Tap (toque rápido), tocar e segurar, tocar e arrastar, deslizar e pinçar são apenas alguns exemplos das interações que as telas de touch screen nos proporcionam.

Cada vez mais pessoas acessam a internet por meio desses gadgets com tecnologia touch screen. É neste momento que precisamos pensar em novas formas de interações, quando estamos no processo criativo de um site, aplicativo, game etc. Por exemplo, se você já navegou na internet por meio de um tablet e acessou um site onde o menu principal possuía submenus que eram acessados pelo evento mouse over, sabe o quão complicado é acessar um submenu. Portanto, vamos pensar além.

Adicionando novas formas de interação touch screen à web

Podemos trabalhar com os eventos touch screen através de Javascript puro. No entanto, a fim de facilitar e acelerar o trabalho, irei utilizar o framework ZeptoJS. Ela é leve, e além de oferecer suporte aos eventos touch screen, possui features parecidas ao jQuery, como seletores, animation, ajax, e alguns outros.

Veja como é simples. Nesse código adicionei eventos de SimpleTap, DoubleTap, LongTap e Swipe:

Simples não?! Além da possibilidade de manipular esses eventos com javascript puro e do framework ZeptoJS, existem muitos outros frameworks para trabalhar com os eventos touch.

Caso fique curioso, veja como trabalhar com javascript puro. Neste caso, trabalhei com o evento LongTap:

Atualmente, o conteúdo da internet pode ser acessado por vários meios e tecnologias. Portanto, devemos estar sempre atentos se o nosso conteúdo é acessível por esses vários meios.

Confira o artigo original publicado no UX.BLOG: Interações Touch Screen com Javascript


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images